MUNICÍPIOS DO LUAU E DO LUACANO JÁ ESTÃO LIGADOS POR ESTRADA ASFALTADA

0
FB_IMG_1764248399021
Partilhar

Os municípios do Luau e do Luacano, na recém-criada província do Moxico Leste, encontram-se interligados, pela primeira vez, por uma estrada asfaltada, após a conclusão da pavimentação de cerca de 100 quilómetros da Estrada Nacional.


FONTE: MOXICO LESTE

A EN 250, que integra o Corredor do Lobito, liga as províncias do Moxico Leste, Moxico, Bié, Huambo e Benguela. Esta rodovia é considerada de extrema importância, por constituir uma das principais infra-estruturas de suporte do Corredor do Lobito, que inclui o Caminho-de-Ferro de Benguela, bem como infra-estruturas portuárias e aeroportuárias.

O Governo tem como meta interligar os dois municípios ao da Cameia, também situado na província do Moxico Leste, ao longo de uma extensão de 176 quilómetros, num projecto avaliado em 183 mil milhões, 490 milhões e 210 mil kwanzas, cuja conclusão está prevista para 2026.

Ao reagir à conclusão dos primeiros 100 quilómetros, o administrador municipal do Luacano, Paulo Atanasse, afirmou tratar-se de “um sonho realizado” para a população daquela circunscrição, que aguardava este momento com grande expectativa.

O administrador confirmou ainda que as obras de asfaltagem, a cargo da empresa AFAVIAS, já chegaram à vila municipal do Luacano, permitindo actualmente uma circulação mais fluida entre os dois municípios.

Segundo o responsável, o tempo de viagem reduziu de seis horas para 45 minutos, o que tem causado uma “enorme satisfação” entre os habitantes locais.

Para completar os troços rodoviários da parte Leste do país, ficará a faltar a asfaltagem da via Luena–Leua–Cameia, com 105 quilómetros, e posteriormente o troço Luena/Munhango (Bié), com cerca de 156 quilómetros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *