MARROCOS/ESTADOS UNIDOS: Rei de Marrocos responde favoravelmente ao convite do Presidente Donald Trump para se tornar membro fundador do Conselho da Paz
O Rei Mohammed VI de Marrocos, Presidente do Comité de Al-Quds, recebeu um convite do Presidente dos EUA, Donald J. Trump, para integrar, como membro fundador, o Conselho da Paz que o presidente americano planeia lançar como uma iniciativa para “contribuir para os esforços de paz no Oriente Médio e adoptar uma nova abordagem para a resolução de conflitos em todo o mundo”, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, Cooperação Africana e Marroquinos Residentes no Exterior.
A participação neste Conselho é reservada a um selecto grupo de líderes comprometidos com um futuro seguro e próspero para as próximas gerações, especifica o comunicado, acrescentando que este convite constitui um reconhecimento da liderança de Sua Majestade o Rei perante o Presidente dos Estados Unidos e a comunidade internacional.
Ao mesmo tempo que elogia o compromisso e a visão do Presidente Donald Trump para a promoção da paz, o Rei Mohammed VI aceitou graciosamente este convite. Neste contexto, o Reino de Marrocos ratificará a Carta que estabelece este Conselho.
O Conselho da Paz assumirá a forma jurídica de uma organização internacional cuja missão é promover a estabilidade, restaurar a governança e garantir a paz duradoura em áreas afectadas ou ameaçadas por conflitos. O mandato deste importante órgão será baseado na cooperação prática, em acções eficazes e em parcerias voltadas para resultados tangíveis. A participação neste Conselho ocorre exclusivamente a convite do Presidente dos Estados Unidos da América.
Além disso, o Reino de Marrocos saúda o anúncio do lançamento da segunda fase do plano de paz abrangente do Presidente Trump, bem como o estabelecimento oficial do Comité Nacional para a Administração de Gaza como um órgão transitório temporário.
