General golpista na Guiné-Bissau estudou na Escola Superior de Guerra em Angola

0
IMG-20251129-WA0010(1)
Partilhar

O golpe de Estado que teve lugar essa semana na Guiné-Bissau, teve como o autor o General Horta Inta-A que foi aluno na Escola Superior de Guerra em Angola, no ano de 2013. Na altura ostentava o grau militar de Capitão, fez o curso de promoção ao Oficial Superior, tendo sido colega do malogrado Jacinto Tchipa e demais Oficiais.


Para descrever a tomada do poder na Guiné-Bissau por militares na quarta-feira, há quem fale em golpe de Estado, há quem fale em golpe de teatro. Certo é que o regime de exceção em que os guineenses vivem há três dias se iniciou na véspera da prometida divulgação dos resultados das eleições gerais do último domingo.


Essa divulgação não chegou a acontecer. Aliás, os militares anunciaram, logo na quarta-feira, a imediata suspensão do processo eleitoral em curso, bem como a destituição do Presidente Umaro Sissoco Embaló, o encerramento de todas as instituições da República, a suspensão da atividade de todos os meios de comunicação social, um recolher obrigatório noturno, o encerramento do espaço aéreo e a detenção de opositores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *