CAÇA PELOS RESTOS MORTAIS: Famílias SANGUMBA, Chindondo e Kassanji em desespero e desgaste total
Os familiares de George Ornelas SANGUMBA, intelectual, académico de elevado prestígio Internacional, ex-ministro das Relações Exteriores da UNITA em finais da década de 60 e 70, Waldemar Pires Chindondo, Ex-chefe de Estado Maior das FALA, braço armado da UNITA no final da década de 70 e Gina Kassanji, figura intelectual da UNITA desde a primeira hora ligada à JURA e LIMA, reclamam a localização, inumação e exumação dos seus ente queridos, fuzilados a mando de Jonas Savimbi em outubro de 1981.
POR: ALMEIDA SAKULANDA
As famílias profundamente agastadas confidenciaram ao Jornal Angola Avante que há alguns anos endereçaram cartas a ministério da Justiça e direitos humanos, a Civicop e a Direção da UNITA ainda no tempo de Isaías Samakuva e depois já sob a liderança de Adalberto Costa Júnior, tendo este recebido a família SANGUMBA e garantido fazer absolutamente tudo para ajudar na solução deste irritante passivo.
Segundo apurou o Jornal Angola Avante, as famílias que têm reunido com alguma regularidade, preparam uma audiência junto do Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço.
Além de até hoje não terem recebido resposta convincente das instituições contactadas, o drama está no facto de algumas fontes familiarizadas com o processo terem mesmo alertado que os restos mortais dos três famílias estarem localizados na Jamba, antigo bastião da UNITA, mais propriamente entre o BI(Batalhão de instrução), Esquadra Piloto e Quartel General.
As famílias prometem não desistir mesmo que só lhe reste a nível interno rezar e contar com o apoio particular do Presidente da República e da Civicop.
A assessoria de imprensa das famílias SANGUMBA, Chindondo é Kassanji pretendem em breve divulgar um comunicado onde serão esmiuçados todos os detalhes de uma pretensa intenção de recorrer as Nações Unidas ou aos tribunais internacionais.
O Jornal Angola Avante promete seguir de perto este assunto e de outras famílias afectadas pelo longo conflito Angolano.
