Presidente da Assembleia Nacional recebe Provedores de Justiça e Mediadores Africanos
O presidente da Assembleia Nacional, Adão Francisco Correia de Almeida, manteve nesta quarta-feira, 3, um encontro de cortesia com os Provedores de Justiça e Mediadores Africanos, no âmbito do reforço da cooperação institucional e da partilha de experiências entre os países do continente.
REDAÇÃO JAA
No final da audiência, Kholeka Gcaleka, Protectora Pública da África do Sul e presidente do Centro de Pesquisa dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos (AORC), manifestou satisfação pelo encontro. “Estou muito grata em estar aqui. Foi de grande valia participar nesta audiência com o Presidente da Assembleia Nacional”, afirmou.
Segundo a responsável, o objectivo principal da visita é fortalecer a união entre os Provedores de Justiça de África, promovendo a troca de experiências para o melhor funcionamento destas instituições. “Pretendemos estar melhor organizados, assegurar que a voz dos Provedores de Justiça de África seja ouvida e garantir igualdade, incluindo a igualdade de género, de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável”.
Durante o encontro, a Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos procedeu à entrega de um certificado de reconhecimento à Assembleia Nacional, no quadro da cooperação institucional.
A delegação realizou também uma visita guiada às instalações da Casa das Leis, passando pela sala do plenário, salão nobre e galeria. No final, os visitantes destacaram que a Assembleia Nacional de Angola “realmente representa a cultura e o povo de Angola”, expressão que, segundo afirmaram, inspira também os restantes países africanos.
